Albinismo: Curiosidades em Imagens



É mais fácil encontrar uma pessoa albina do que encontrar uma pessoa bem informada sobre essa condição genética cercada de superstições e estereótipos: tem gente que acredita que dá sorte passar perto de um albino, do mesmo jeito que acredita ser azar encontrar um gato preto. Tem gente que pensa que albinismo só acontece na raça negra, e tem gente que acha que o albinismo é uma raça. 

Aqui vão os fatos: 

Exemplo de variação de albinismo com crianças asiáticas. 

O albinismo é caracterizado por uma deficiência total ou parcial de pigmentos na pele, olhos, cabelo e pelos. Ou seja, existem vários graus de albinismo: em pelo menos sete tipos. Essa condição não produz apenas cabelos brancos no indivíduo: pode haver tons de loiro, castanho e até avermelhados. Além disso, os olhos nem sempre serão azuis ou cinzas; eles podem vir de cores variadas, incluindo verdes ou cor de mel, com baixa acuidade visual ou não. Existem albinos que produzem sardas e pegam um leve bronzeado. 

Garoto albino com sardas


Modelo Ava Clarke com seus belos cabelos dourados.

Uma bela jovem e seu amigo albino de barba ruiva.

A modelo Diandra Forrest e seus olhos cor de folha-seca.

2 - O albinismo não é contagioso, não tem relação com capacidade cognitiva do indivíduo e não tem “cura”. Atualmente está sendo testado um método artificial para suprir a carência de melanina, mas por enquanto só está funcionando em portadores do albinismo tipo 2. 



Pele

O albinismo por si só não reduz a expectativa de vida do portador. Mas, devido à redução ou ausência de melanina, os albinos são altamente suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta (RUV) e estão sob maior risco de danos actínicos – por exemplo, queimaduras solares, lentigos, elastose solar, queratoses actínicas, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. (Fonte AQUI). 

Danos actínicos em portadores de albinismo.
Clique na legenda para ler o artigo. 

A sensação da luz do sol na pele albina é a mesma que uma pessoa pigmentada sente de imediato, mas começa a incomodar e arder em poucos minutos.
 
Abaixo algumas imagens de albinos com queimaduras solares: 







Olhos 

1 - A melanina é fundamental para a formação dos olhos, por esse motivo, quase todos os albinos têm problemas de visão como nistagmo, estrabismo e fotofobia.
 
Exemplo de nistagmo: 
 

Exemplo de estrabismo: 


Fotofobia: a luz parece muito forte e os olhos doem. É por isso que a maioria dos albinos tem a expressão franzida.   




A falta de melanina também pode fazer com que a íris fique transparente o suficiente para permitir que os vasos sanguíneos apareçam, dando a impressão de que os olhos são vermelhos, violetas ou rosas.







É necessário o uso de óculos desde a infância. 


Mas os indivíduos albinos que não têm acesso aos cuidados oftalmológicos, ou que estão sem vontade de usar óculos em algum momento, fazem o que podem. 





O albinismo às vezes afeta apenas os olhos. Os portadores do albinismo ocular têm os mesmos problemas de visão dos portadores de albinismo oculocutâneo. Este é o youtuber James Rath, que fala de sua condição em seu canal:  


Cabelos 

E como foi dito no começo do texto, nem todos os albinos terão cabelos totalmente brancos. A partir do tipo OCA-1-b os cabelos dos indivíduos já possuem um grau ínfimo de pigmentação. 

Kamna Shastri, portadora de albinismo e filha de pais indianos morenos.
Clique na legenda para conhecer a história dela.  


Clique na legenda para conhecer o Arthur. 

Índios Lacandon, no México 

Indiozinho Kuna 

Irmãos indígenas brasileiros com albinismo. 

Assim como os loiros, os morenos e os ruivos, os albinos também podem tingir os cabelos e dar um upgrade no visual.  






À direita Andreza Aguida com os cabelos tingidos.
Ficou linda! 

Outros tipos de Albinismo

O albinismo não é causador de doenças, mas os portadores de doenças como a Síndrome de Hermansky-Pudlak, a Síndrome de Chediak-Higashi e a Síndrome de Griscelli podem vir com deficiências de pigmentação.   

Criança com hipopigmentação típica da Síndrome de Griscelli 

Albinismo Parcial 

O Piebaldismo, ou albinismo parcial, é uma condição genética caracterizada por mechas brancas no cabelo e manchas brancas na pele. 

Diferente do vitiligo, as manchas sem pigmentação na pele e no cabelo estão presentes desde o nascimento. As manchas normalmente não aumentam em tamanho ou número e podem aparecer simetricamente em ambos os lados do corpo, em qualquer lugar, bem como nos cílios e sobrancelhas. 

Na região das manchas albinas, há um risco maior de queimaduras solares e cancros. Apesar desse risco, o piebaldismo não afeta a saúde de outra forma. 





Coreaninha fofinha com piebaldismo. 

Fotos para apreciação 

Dizem que os albinos são sempre muito fotogênicos, como se nascessem para ser modelos. Há quem diga que eles parecem feitos de algodão, açúcar, marshmallow ou nuvem. Outros podem pensar que eles parecem anjos ou elfos. Mas além de qualquer conotação fashion, fofinha ou mística, eles são belíssimos seres humanos. 

Matilde e Angelica

Xueli 

Patrícia Cardoso

Stephen Thompson 


Asel Kalaganova e Kamila Kalaganova 

Jewell Jeffrey



Ana Beatriz

Jaylen Fisher

Aaron Nordstrom

Maschall



Thando Hopa